O que você está procurando em
   Arujá-SP e região?

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

recomendados
Yakyoi

Academia JhowFit

Lions Clube de Arujá

Zelar Empregos e Serviços

anuncie

Maknatec

INFORMATIVO

Gostaria de Receber?

** Cupom Desconto **
*** Promoções ***
*** Novidades ***

do Guia Arujá em seu e-mail?

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

NOTÍCIAS: Arujá-SP
Chevrolet Spark EUV: como anda o novo SUV da GM, que é tão chinês quanto seus rivais; veja o teste
 
foto Notícia Arujá
 
10/09/2025 - Spark EUV é a Chevrolet virando chinesa para enfrentar o BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV foge completamente da tradição da GM. Conhecida pelos sedãs imponentes e picapes robustas, a marca aposta agora em um pequeno SUV 100% elétrico, com cara de chinês.
Não é coincidência: o Spark é um autêntico asiático. Conhecido por lá como "Baojun Yep Plus", o modelo nasce da parceria da GM com as montadoras chinesas Saic e Wuling.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
Esse distanciamento do DNA americano tem um objetivo claro: disputar de igual para igual o mercado de elétricos no Brasil, um segmento amplamente dominado pelas fabricantes chinesas.
Há um longo caminho a percorrer. Até o mês passado, a Chevrolet havia vendido menos de 400 carros elétricos. A líder BYD já acumulava 34 mil unidades.
O primeiro passo foi positivo. O Spark não deixa a desejar em design e tecnologia embarcada. Quem já se impressiona com os concorrentes, não se decepciona com a aposta da GM.
O segundo passo, melhor ainda. O SUV foi colocado em pré-venda por R$ 159.990, em versão única. São apenas R$ 10 mil a mais que o BYD Dolphin, que promete ser seu principal rival.
Restava a dúvida: ao volante, o Spark teria fôlego para incomodar os concorrentes? Pois o g1 testou o novo SUV pelas ruas de Brasília (DF) e traz as primeiras impressões a seguir.
Chevrolet Spark EUV
divulgação/GM
Como fica o motorista
O Spark EUV não pretende ser um carro esportivo. Isso fica evidente no desenho de linhas retas e no motor modesto, com 101 cv de potência — menos que os 115 cv do Chevrolet Onix turbo. Ainda assim, seu desempenho em pista é melhor do que parece.
Como um bom elétrico, o Spark oferece torque instantâneo. Isso mais que compensa a cavalaria menor que o hatch. No dia a dia, transmite mais agilidade e deixa a condução mais dinâmica.
Mesmo sem o modo esportivo ativado, o SUV mostra boa resposta da tração dianteira, com desempenho que transmite mais vigor do que os 96 cv do BYD Dolphin.
A posição de condução é mais elevada que o Dolphin e que o Onix, favorecida pela ampla área envidraçada, dando também boa segurança para o motorista ver com clareza o que acontece ao redor.
A boa altura em relação ao solo, típica de SUVs de apelo aventureiro, ajudou a suspensão a enfrentar bem lombadas e valetas.
Em um impacto mais forte ao passar rápido por uma lombada, a suspensão chegou ao fim do curso, mas sem causar balanço excessivo. Diferente de alguns rivais chineses, o Spark equilibra bem firmeza e conforto.
Isso deixa claro que a GM não só traz um carro chinês com seu logo estampado na frente, mas tempera ele para o que o motorista brasileiro busca: suspensão menos macia, mas que ainda absorve alguns dos buracos das ruas brasileiras.
Embora a suspensão estivesse nitidamente temperada ao gosto do brasileiro, a direção elétrica dava a impressão de interferir excessivamente na condução. O Tracker é conhecido pela direção leve, mas o Spark vai além, sendo ainda mais leve.
Como o Spark EUV foi projetado para uso urbano, o benefício da direção leve em manobras se sobressai em relação à desvantagem percebida em rodovias.
Aproveitando o assunto viagem, a bateria do Spark possui capacidade de 42 kWh e oferece autonomia de até 258 km com uma carga completa. No quesito, o novo SUV da GM fica atrás do concorrente Dolphin, que alcança 291 km.
Apesar de contar com uma bateria maior, 44,9 kWh, o Dolphin leva 30 minutos para ir de 30% a 80% em carregadores de 50 kW. O Spark EUV precisa de 35 minutos nas mesmas condições.

Como fica o passageiro
O Spark também acusa a vocação chinesa por ter um design que "se inspira" em modelos consagrados. Aos olhos, as linhas retas lembram o Land Rover Defender 110.
O comparativo, porém, pode enganar quem nunca viu o novo SUV da GM de perto. O tamanho é muito próximo do Onix, o que dificulta que ele atenda uma família maior.
Uma das principais vantagens do Spark EUV é ter sido projetado desde o início como elétrico, o que permitiu melhor aproveitamento do espaço interno. Mesmo sendo mais curto que o Onix, o porta-malas leva 355 litros, contra 303 litros do hatch — 17% a mais.
Comprimento: 4,01 m (15 cm mais curto que o Onix)
Largura: 1,76 m (2 cm mais largo)
Altura: 1,72 m (25 cm mais alto)
Entre-eixos: 2,56 m (1 cm mais longo)
O modelo ainda traz um porta-objetos frontal, no lugar onde ficaria o motor a combustão, com 35 litros de capacidade — suficiente para uma mochila ou pequenas compras, por exemplo.
Como ponto fraco, o banco traseiro acomoda apenas duas pessoas, e não três. Para quem precisa transportar mais de quatro ocupantes, isso pode ser um inconveniente. Além disso, há boa chance para disputa caso ambos estejam com pouca bateria no celular — o carro oferece apenas uma porta USB para quem vai atrás.
O acabamento e interatividade são dois bons destaques. Seguindo a linha de outros modelos chineses, o Spark traz ao centro uma tela multimídia de 10,1 polegadas, que domina o painel.
Apesar de transmitir um ar moderno, replicando a tela de um iPad, ela não chega a maior do mercado. O BYD Dolphin, por exemplo, tem um display de 12,8 polegadas. Durante o teste, o sistema, que não é o mesmo MyLink utilizado pela Chevrolet em todos os seus carros, não demonstrou qualquer engasgo ou dificuldade para operação.
Se por um lado o sistema foi ágil, por outro ele peca por não permitir o uso de Android Auto e Apple Carplay sem fios. Existe até mesmo controle para a resposta dos freios
Outro detalhe comum de modelos chineses: o desaparecimento de diversos botões físicos, transferidos para a central. Um dos botões eliminados é o de ligar o carro, mas esse não está escondido, ele simplesmente não existe.
Chevrolet Spark EUV por dentro
Assim como nos modelos da Volvo, basta sentar no banco do motorista, colocar o cinto de segurança e engatar o “D” para que o carro ligue. Para desligar, é só sair do veículo e fechar a porta. São toques modernos que deixam o restante da linha Chevrolet para trás.
Além disso, o toque macio está presente em quase todas as áreas onde braços e mãos do motorista e dos passageiros alcançam. Há até costura aparente no acabamento, imitando couro.
O uso de materiais de qualidade em carros da faixa de preço do Spark EUV é raro. Mesmo o Chevrolet Tracker, SUV mais caro e de porte maior, apresenta acabamento muito inferior.
Vale a compra?
No fim, o Spark EUV se destaca ao mostrar que a Chevrolet conseguiu trazer um carro capaz de competir de igual para igual com o BYD Dolphin no Brasil — mesmo que só tenha conseguido competir ao trazer seu próprio chinês para o país.
Os dois têm preços bastante próximos, mas o Spark oferece mais superfícies macias ao toque, conta com uma boa lista de equipamentos e já desembarca com um pós-venda mais estruturado do que o esforço que a BYD ainda faz para ampliar sua rede no país.
Resta saber por quanto tempo a Chevrolet manterá o Spark EUV a R$ 159.990. Nessa faixa de preço, ele leva vantagem sobre o BYD Dolphin, mesmo considerando seus pontos negativos.

Spark EUV é a GM sendo chinesa
A estratégia por trás da chegada do Spark EUV nem parece a GM que conhecemos. A empresa, que comemora 100 anos no Brasil, assinou recentemente uma carta contra a estratégia da BYD de pedir isenção de impostos para carros semimontados.
Ao mesmo tempo, o novo SUV chega ao país justamente como fazem as concorrentes chinesas: importado em partes e montado no Brasil. O presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que o Spark EUV será montado na antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE).
A fábrica receberá o Spark EUV em kits parcialmente montados, importados da China (formato SKD). A Comexport, que arrendou a antiga fábrica da Troller e utiliza a unidade para montar veículos de diferentes marcas, será a responsável.
"É uma fabricação sobre todos os padrões de qualidade da Chevrolet, que são garantidos por nós. Eles não têm licenciamento de marca, ela é nossa", diz Fabio Rua, vice-presidente da General Motors Brasil.
O executivo acrescenta que a montagem em solo nacional facilita o abastecimento de peças para reparos ou substituições e reduz o tempo de espera — um problema comum em modelos recém-lançados.
Rua não revelou o percentual de itens produzidos no Brasil, mas garantiu que esse número aumentará com o tempo. "Já existem fornecedores sendo homologados. A tendência é aumentar o índice de nacionalização ao longo do tempo. Quem desenvolve estes fornecedores é a Comexport", diz.
A produção está prevista para começar em novembro deste ano, e a capacidade da Comexport é de até 7 mil veículos montados por ano. Se houver demanda pelo modelo, é possível ampliar.
LEIA MAIS
Toyota Corolla Cross passa VW T-Cross e se torna o SUVs mais vendido em agosto; veja a lista
BYD ultrapassa a Honda e se torna a 7ª marca que mais vende carro zero km no Brasil
Toyota Corolla GLi, híbrido mais barato da marca, chega por R$ 189.000
 
Autor/Fonte: G1 Portal da Cidade e Região
Link Referência: https://g1.globo.com/carros/noticia/2025/09/10/chevrolet-spark-euv-como-anda-o-novo-suv-da-gm-que-e-tao-chines-quanto-seus-rivais-veja-o-teste.ghtml
 
Voltar
COMPARTILHE PARA TODOS

tml | lojas | agência | oficina | animais | 299 | igrejas | lanchonete | banco | instrumentos | espaçolaser | carnes | personal | bem | tintas | hotel | eletrodomesticos | academia | fármacia | krocs | tapete | rei | empório | tecnologia | turismo | informatica | buffet | | a | máquinas | gás | contabilidade | fersoan | bolos | djapa | estofados | zelar | serviços | sofás | sushi | padaria | restaurante | uniformes | cozinha | artesanato | salsa | serralheria | naturais | pizzaria | açougue |

DESTAQUES
MÚSICA É ESPERANÇA
 
Santa Arruaça
 
Óticas Diniz
 
Anuncie
 
 
Musica é Esperança
 
Casa Bonaparte
 
Apoio
face
 
instagram
 
franquia
 
GOOGLE-ADS
 
mais cidades online

Angra dos Reis-RJ | Apiaí-SP | Aracaju-SE | Arujá-SP | Barretos-SP | Batatais-SP | Bauru-SP | Bebedouro-SP | Bertioga-SP | Biguaçu-SC | Boa Vista-RR | Cajamar-SP | Caldas Novas-GO | Campo Belo-MG | CAMPO GRANDE-MS | Campos Jordão-SP | Caraguatatuba-SP | Cardoso-SP | Ceilândia-DF | Cláudio-MG | Duque de Caxias-RJ | Garanhuns-PE | GOIÂNIA-GO | Guará-DF | Guarapuava-PR | Guariba-SP | Guarujá-SP | Iguapé-SP | Ilha Bela-SP | Ilha Comprida-SP | Itabirito-MG | Itaquaquecetuba-SP | Itaqui-RS | Ituiutaba-MG | Jaboticabal-SP | Jacareí-SP | José Raydan-MG | Lages-SC | Londrina-PR | Luís Correia-PI | MANAUS-AM | Matão-SP | Medianeira-PR | Mirassol-SP | Mococa-SP | Monte Alto-SP | Morro Agudo-SP | Novo Progresso-PA | Olímpia-SP | Osasco-SP | Parnaíba-PI | Peruíbe-SP | Piracicaba-SP | Pirassununga-SP | Porto Seguro-BA | Praia Grande-SP | Ribeirão Preto-SP | Rolim de Moura-RO | Salto-SP | SALVADOR-BA | Samambaia-DF | Santa Maria-RS | Santos-SP | São Bernardo Campo-SP | São Borja-RS | São Caetano do Sul-SP | São João Paraíso-MG | São José Campos-SP | São José do Rio Preto-SP | São Paulo (Itaquera)-SP | São Pedro-SP | São Sebastião-SP | Sertãozinho-SP | Sete Lagoas-MG | Sobral-CE | Sorocaba-SP | Taiobeiras-MG | Tarauacá-AC | TERESINA-PI | Ubatuba-SP | Uruguaiana-RS | Vila Velha-ES | Volta Redonda-RJ |



REDE DE FRANQUIA - GUIA CIDADE ONLINE ® - UNIDADE: Arujá-SP
COPYRIGHT • 2006-2021 - WWW.GUIACIDADEONLINE.COM.BR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO